terça-feira, 8 de dezembro de 2009

BRASILEIRÃO 2009: O FIM

Chegou ao fim o campeonato brasileiro de 2009. Festa aos melhores e reflexão aos piores. O São Paulo não levou mas também não foi uma decepção total. Chegou em 3º e garantiu sua vaga na libertadores do ano que vem. O Cruzeiro deu uma arrancada sensacional e beliscou uma vaguinha também na maior competição continental. Adilson fez o verdadeiro milagre da superação com um time em frangalhos depois da tragédia contra o Estudiantes. Milagre também se aplica ao Fluminense. Virtualmente rebaixado, calou os críticos e matemáticos, tirou forças não sei de onde e se salvou. Já as decepções foram marcantes também. Palmeiras e Atletico fizeram o caminho inverso. O time paulista mesmo com grandes estrelas e um técnico valorizadíssimo não conseguiu nem a vaga pra libertadores. Pra mim Muricy é um técnico mediano que conseguiu ganhar títulos graças a boa estrutura que seus times ofereceram. Mostrou esse ano que quando se precisa mais um pouquinho dele as coisas se complicam. Já o Atletico foi o retrato exato dos times comandados por Celso Roth. Vai, vai, vai, vai e acaba não indo. Foi assim em outras épocas com o Inter, Grêmio, Palmeiras e o próprio Atlético em 2003. Roth é um bom treinador. Seu defeito é não conseguir unir o grupo em busca do objetivo durante toda a temporada e ai ele acaba se perdendo. Também precisa crescer taticamente. Em matéria de leitura de jogo é um verdadeiro fiasco. Recua demais o time em momentos que precisa sair um pouco mais e vice-versa. Resta aqui parabenizar o Flamengo pela excelente jornada. O "mengão" aproveitou as bobeadas de São Paulo e Plameiras para garantir o caneco. Teve na humildade de seu técnico o maior trunfo. Andrade colocou os "malas" Leo Moura, Bruno e Juan em seus devidos lugares, recuperou a auto estima de Adriano e não forçou muito Petkovic. O Flamengo foi o representante maior de um Rio de Janeiro que teve um final de ano dos mais felizes no futebol, com os "salvos" Bota -Flu e Vasco e Fla campeões brasileiros em suas divisões. Enfim, parabens ao futebol brasileiro pelo campeonato mais equilibrado de todos o tempos, disputado nos detalhes minimos. Triste foi ver as cenas de violencia que certos "animais" protagonizaram. Fica aqui a pergunta; será que seremos uma boa sede para a copa em 2014? O certo é que tempo há o que falta é ação! No mais agora é acompanhar os bastidores para 2010 e preparar o coração para novas emoções.

sábado, 5 de dezembro de 2009

VALEU WILLY GONSER!



"É gooolll, que felicidade... é gooollll, o meu time é alegria da cidade". Esse é o trecho da vinheta musical que ilustrava o grito de gol do maior narrador esportivo brasileiro de todos os tempos. Willy Gonser é chamado de o mais completo não é a toa. Contundente e autêntico gastava nas formulações gramaticais e era absoluto no quesito detalhes. Narrava desenhando como se estivesse com uma folha de papel na mão explicando cada ouvinte como se construia cada jogada. Aprendeu a gostar do Atlético e fez dele o carro chefe do seu sucesso nas terra das alterosas. Sua voz ecoou por fronteiras durante copas do mundo, campeonatos brasileiros, libertadores, olimpiadas, jogos panamericanos e tantos outros eventos esportivos por esse mundo a fora. A emoção era traduzida na voz do alemão, atingindo os corações de cada torcedor.

Aprendi a gostar de comunicação ouvindo o Willy e o agradeço pela dedicação que sempre colocou a disposição de seus ouvintes.


Willy Gonser, o mais completo. A torcida mineira vai sentir sua falta.

domingo, 15 de novembro de 2009

O BOM CORAÇÃO MINEIRO: O SÃO PAULO AGRADECE!

Êta futebol mineiro que é bonzinho, viu?! Tá quebrando o galho do São Paulo com suas mancadas. Não só do São Paulo. Internacional, Palmeiras e Flamengo também agradecem. Até o Fluminense já foi ajudado. Atlético e Cruzeiro fazem uma boa ação atrás da outra. A cada rodada eles se solidarizam com os mais necessitados da tabela de classificação e não exitam em ajudar. O que seria do Flamengo sem os 6 pontos que ganhou do Galo? Palmeiras e São Paulo não seriam nada sem os pontos que receberam do Cruzeiro. Mas ainda a dupla mineira, além de ajudar diretamente, colabora também indiretamente. Resultados diante de Grêmio, Botafogo, Goias, Santo André, Barueri, Avaí, enfim, são inumeros os times que Raposa e Galo fizeram valer seu bom coração. A falta de comprometimento aliado a uma boa pitada de competitividade fizeram com que ambos chegassem a atual situação: chance nenhuma de título e a vaga pra Libertadores ameaçadíssima. Enquanto isso o São Paulo trilha seu tetra e ri de seus adversários, pois mesmo no ano em que o tricolor paulista não estava 100% consegue erguer mais um caneco do certame nacional. Mas uma vez estamos assistindo. Estamos na fila!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A SAGA DOS VOLANTES.


O futebol parece viver uma epdemia, defensiva, é claro. Os jogos estão cada vez mais truncados e decididos em detalhes. Os técnicos enchem o meio campo de jogadores que só sabem marcar e tocar de lado. Limitadíssimos, esses caras só conseguem fazer faltas, não chutam a gol e nem fazem lançamentos. Quem viu Falcão, Sócrates, Cerezo, enfim, tantos craques que fizeram história no passado deve ficar perplexo e p... da vida com tanta mediocridade. Os técnicos preferem seus times "brigando" do que jogando. Ta certo que o futebol de hoje é outro. Tem mais contato, é mais físico. Mas para isso não é necessário ter perda de qualidade. Ontem o Celso Roth foi exatamente o resumo do que estou dizendo aqui. Jogando com o Flamento em casa, com apoio de sua torcida, o Galo entrou em campo com dois volantes de pura marcação. Jonilson e Renan juntos, sem nenhuma criatividade, fizeram o time ficar lento e sem poder de fogo quando mais precisava. Márcio Araújo e Serginho no banco, que marcam também, são mais velozes e têm uma dinamica melhor para atacar. Final disso, todo mundo já sabe. Roth disse que o gol olímpico de Pet desarticulou o esquema armado. Ora, só ele não sabia que Atletico e Flamengo é um clássico nacional e que gols podem sair a qualquer momento para ambos os lados. O que faltou ao Galo foi coragem e poder de reação maior quando tomou o incomum gol do sérvio. Isso sim foi determinante. Não sei o que adiantou jogar com esse tipo de formação conservadora e tomar um gol do primeiro volante do time carioca. Maldonado desceu livre até a entrada da area alvinegra para bater seco no canto de Carini. Foi uma pena. A torcida acreditou mas o proprio time não. Seu comandante passou insegurança quando escalou uma equipe que priorizava a defesa. O Galo dominou o Flamengo em alguns momentos do jogo, mas era um dominio falso, de toques de lado e pouca penetração. O que fica é a lição. É melhor tentar a vitória do que ter medo de perder o que já conseguiu. Por fim o Galo ficou com a segunda opção e viu o terceiro lugar nas mãos do Flamengo. Ainda dá. São 4 rodadas e serão sensacionais. O título só será decidido na última, e vai levar quem menos tiver medo de errar.

domingo, 1 de novembro de 2009

A EMOÇÃO É ALVINEGRA!!



Nossa Senhora!!! Meu Deus do céu!!! Pra que tanto sofrimento. Vencendo por 2 x 0 e o time esmeraldino pedindo pra tomar mais. O absurdo foi ver o Tardelli perdendo chances incríveis! Mas não deixou de guardar o seu. O Galo venceu e chegou mais perto dos líderes, no caso São Paulo e Palmeiras. Descontou a derrota para o mesmo Goiás no Mineirão, no primeiro turno. Fora aquela desclassificação na Sul-americana. Mas o certo é que quando o Galo entra em campo traz muita emoção pra sua torcida. Em alguns momentos a enche de esperança, em outros de pura descrença e decepção. Foi assim essa semana. Meio de semana perde para o lanterna Fluminense e hoje vence o "chato" Goiás, em pleno o Serra Dourada. Já fez outras proezas também. Venceu o São Paulo por duas vezes e não conseguir fazer nem metade diante do Botafogo. Empates com Santo André e Avaí no Mineirão também fazem parte do prejuízo atleticano neste brasileiro. Além de vencer o Atlético contou com resultados favoráveis nessa rodada; empate do Palmeiras e derrota do Inter. O final de ano do Galo promete! Depois de longa data aguardando a massa pode finalmente comemorar o bicampeonato. Sapeca iaiá, Galo! A massa agradece!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

É CADA UMA...!!! EU SEI DO QUE ESTOU FALANDO.

Pareço antiquado mas é a pura verdade. Que me desculpem os amantes do "eletrobrega", mas esse é o pior genero musical já lançado em todos os tempos. Um desses fenomenos que quando somem do mapa não deixam saudade alguma. Uma miscelania de forró, funk, axé, enfim, "nada a ver com coisa nenhuma" resultam em músicas de qualidade absurda, repletas de onomatopeias e letras pra lá de baixas e sem criatividade. Como se não bastassem esses elementos ajudam a abastecer o mercado musical pirata com suas preciosidades. Bandas cujos nomes são misturas vergonhosas se destacam com dançarinas um "pouquinho" acima do peso, músicos decorativos e vocalistas com timbres irritantes. Quem me dera eu viver em um lugar onde os carros não tocassem esse tipo de coisa no último volume madrugada a fora. Fico pensando no que passaram os grandes avatares de nossa música para chegar onde chegaram e atualmente qualquer tocador de 2,3,4 notas de uma guitarra consegue gravar e vender (isso mesmo, VENDER!!!). E para não falar que eu sou completamente avesso ao estilo acho alguns trabalhos de boa qualidade. O problema é a faceta hipócrita de meliantes empresários que conseguem espaço para pura falta de qualidade. Dizem por ai que a banda percursora do genero foi a banda Calypso. Bom, pode até ser que deram um "empurraozinho" na rapaziada, mas são de longe a melhor banda do norte brasileiro e representantes de uma cultura impar e muito rica. Então façam-me o favor de não comparar a trupe de Joelma com "calcinhas", "foguetões", "aviões" e etc.... Para se comparar generos, cantores, bandas e musicas é necessário filtrar e seguir os passos da razão sem perder a emoção de ouvir a musica que se gosta. O certo é que qualidade não se discute, se observa e se avalia. A questão é que a observação é impedida pelos meios de comunicação e a avaliação tem de ser feita por aqueles que não se enganam ao primeiro disco de ouro.

Sejamos ecléticos, não patéticos!

domingo, 25 de outubro de 2009

RETA FINAL: OS ÚLTIMOS SUSPIROS CONTAM MUITO.

O campeonato brasileiro está na sua reta final. Faltam 7 rodadas e a cada uma delas a emoção deve ser extrema. Afinal em todas as partes da tabela existem brigas em aberto, seja para o título ou para o rebaixamento. O certo é que esse ano o equilibrio é eminente. Ta todo mundo brigando por alguma coisa. Apenas o Corinthians parece estar completamente indiferente. Afinal o timão ja conseguiu salvar sua temporada, vencendo o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, se classificando para Libertadores de 2010. Então, no brasileirão, a missão de não cair novamente para a série B já é um grande feito. Na parte de cima da tabela as equipes estão num verdadeiro "teti a teti". Ninguém consegue se distanciar e a cada rodada quem menos erra se dá bem. Alguns casos são curiosos. O Goiás depois de tantas bobeiras dentro do Serra Dourada vê seu objetivo mais distante. O São Paulo não parece ser o mesmo, pois mesmo estando na parte de cima da tabela não inspira confiança nem na sua própria torcida. Já Palmeiras, Inter e Atletico alternam demais momentos bons e ruins. O Galo não ganha o campeonato há 38 anos e vê esse ano uma chance muito boa de alcançar o feito novamente. Por fora ainda correm Cruzeiro e Flamengo. Já na parte debaixo da tabela a briga é de "foice no escuro". Pernanbuco vê seus dois representantes - Sport e Náutico - afundando. Um dos dois, no minimo, vai cair. Pior pro Sport que até meses atras estava jogando a Libertadores e pensando em Dubai. Fluminense e Botafogo estão na mesma situação. O tricolor das Larangeiras parece ja estar num caminho sem volta. Por fora; Santro André, Curitiba, Atletico-PR..., salve-se quem puder!!! Enfim, num campeonato longo o folego tem que ser grande. No futebol atual a parte fisica manda muito, mas nessa reta final é necessário ter cabeça feita e fria, pés no chão. Volto a falar: com o equilibrio apresentado até agora quem errar menos vai se sair melhor e rir no final do ano, passando as festas com a sensação de dever cumprido. 2010 vem ai, mas 2009 ainda reserva muita emoção aos amantes da bola.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

FALA GALERA!

ESTOU NA ÁREA, EXPONDO MINHAS IDÉIAS SOBRE OS MAIS VARIADOS ASSUNTOS DE NOSSO COTIDIANO.

AGUARDO VOCÊS POR AQUI!!!

DEIXE SUA OPINIÃO TAMBÉM!!!!

FORTE ABRAÇO.

CAE DE PAULA.